Psicólogos e Psicanalistas – Terapia Online

Tríplice Psicanalítico Psicólogos e Psicanalistas Online

Depressão

A Depressão na Sociedade Moderna: Uma Epidemia Silenciosa

A depressão tem emergido como um fenômeno notável no panorama das psicopatologias contemporâneas, atraindo atenção não apenas no âmbito do discurso científico especializado, mas também permeando a linguagem do dia a dia. Parece que ser afetado pela depressão se tornou uma característica intrínseca do indivíduo pós-moderno, a tal ponto que estamos vivendo em uma era caracterizada por uma verdadeira enxurrada de casos de depressão. A Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta de que a depressão atingiu níveis epidemiológicos alarmantes, sendo uma das doenças que mais geram impactos econômicos em escala global.

Entendendo a Depressão

A depressão é um estado mental marcado por uma tristeza profunda, apatia, perda de interesse nas atividades cotidianas, insônia, alterações no apetite, pensamentos suicidas e falta de energia. Esses sintomas podem ser alternados com períodos de euforia, também conhecida como mania. A tristeza profunda pode fazer com que a pessoa se sinta pesada e inútil, enquanto a mania pode fazer com que ela se sinta invencível e acima de qualquer crítica. No entanto, mesmo durante a mania, a pessoa pode apresentar comportamentos inadequados ou perigosos, como gastos excessivos ou comportamentos sexuais de risco.

O Gatilho da Depressão

Embora nem sempre seja facilmente perceptível, sempre há um gatilho para os sintomas, que pode ser um sentimento de perda ou luto. Às vezes, esse gatilho pode passar despercebido, mas ele está presente. O que ocorre é que cada experiência desse tipo em nossas vidas se conecta a outras experiências anteriores, intensificando cada uma delas, mesmo que não tenhamos consciência disso.

Depressão

Lidando com a Tristeza e o Luto da Depressão

É crucial distinguir quando a tristeza é uma resposta adequada a situações normais da vida, com as quais estamos cada vez mais lutando para conviver. Infelizmente, estamos cada vez menos equipados para lidar com os sentimentos de tristeza, pois além de evitá-los, estamos frequentemente em busca de prazer, satisfação e gratificação imediata.

Uma forma de lidar com experiências de perda é elaborar o luto, um processo que envolve muito sofrimento para quem passa por ele e também para quem está próximo. Porém, muitas vezes tentamos nos proteger da dor, usando mecanismos de defesa, como a euforia, a “mania” ou a hipomania, que são formas de evitar o contato com nossas feridas.

O Papel da Família e dos Entes Queridos durante a Depressão

Nesse estágio, o papel dos entes queridos é fundamental. Além do suporte profissional, o respaldo da família deve ser integrado a esse processo. A família deve se informar mais, entender a situação, desfazer seus preconceitos, evitar críticas e julgamentos e fornecer apoio.

Não são palavras e pregações que vão fortalecer o indivíduo, mas sim o entendimento. Apoiar significa estar presente. É no acolhimento, na consideração e nas pequenas ações que a pessoa com depressão vai se sentir protegida e amparada.

Buscando Ajuda para se recuperar da depressão

Para identificar seu estado e começar o seu acompanhamento terapêutico é crucial que a pessoa procure auxílio. Contudo essa tarefa não é simples para quem já não encontra prazer em nada e nem possui energia para tomar decisões e ações.

Se você suspeita que está lidando com depressão ou conhece alguém nessa situação não hesite em buscar ajuda profissional. Lembre-se: você não está sozinho nessa jornada.

Onde posso encontrar um terapeuta especializado?

Se você suspeita que está lidando com a depressão, pode contar conosco. A terapia oferecida por nossa equipe é projetada para ser um espaço seguro, confidencial e acolhedor, além de ter uma abordagem prática e focada em sua constante melhora.

Você pode realizar a consulta no conforto da sua casa, e dar os primeiros passos em direção a uma melhora de vida. Não espere mais tempo até tomar a decisão simples de iniciar a terapia – ela é sua oportunidade de mudar de vida.

Para cuidar da sua saúde mental de qualquer lugar do mundo através da nossa terapia online, basta clicar no botão abaixo e agendar sua conversa inicial.

 

Compartilhe com quem precisa!

[wpdreams_ajaxsearchlite]

Posts Recentes

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?
Como estabelecer limites na relação conjugal? Como colocar limites na sogra Como dar limites aos pais