Psicólogos e Psicanalistas – Terapia Online

Tríplice Psicanalítico Psicólogos e Psicanalistas Online

A busca da Felicidade e o encontro da Depressão

A incessante busca pela felicidade pode ser um indicativo de depressão em nossa sociedade. Muitas vezes, as pessoas criam ideais utópicos de um paraíso perfeito, onde tudo é como desejam: o relacionamento ideal, a família sonhada, o emprego dos sonhos, a presença constante de entes queridos e uma vida totalmente sob controle, sem espaço para tristeza, raiva ou frustração. Este estado de total ausência de desprazer é, sem dúvida, uma ilusão.

Nesta busca frenética pela felicidade, muitas vezes construímos e aceitamos formas simbólicas de vida que estão distantes de quem realmente somos ou do que realmente desejamos. Esta visão romantizada e o apego a essas projeções podem nos seduzir tanto que, quando a realidade não corresponde ao ideal, o impacto é devastador e a fantasia se desfaz.

Quando isso acontece, a pessoa se depara com uma dor tão intensa que a única coisa que deseja é um remédio capaz de aliviar o sofrimento. É um pico de sofrimento tão agudo que não sabemos como lidar com ele e pode levar à depressão, um estado de diminuição da vontade de viver. Este é o principal sintoma da depressão, e os outros sintomas, como tristeza, falta de interesse e energia, são consequências desse estado. Portanto, a melhor coisa a fazer é buscar o apoio da psicoterapia. Não negligencie sua saúde mental e procure ajuda.

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?
Como estabelecer limites na relação conjugal? Como colocar limites na sogra Como dar limites aos pais