Psicólogos e Psicanalistas – Terapia Online

Tríplice Psicanalítico Psicólogos e Psicanalistas Online

Burnout na Gravidez

A jornada da maternidade é repleta de maravilhas, mas também pode ser uma montanha-russa emocional, especialmente durante a gravidez. Enquanto a expectativa social é de um período de alegria e euforia, a realidade para muitas mulheres é marcada por desafios emocionais profundos e Exaustão na Gravidez.

Este artigo mergulha nas complexidades da saúde mental durante a gestação, com foco especial em um fenômeno muitas vezes negligenciado: o Burnout na Gravidez ou a Síndrome de Burnout Materno. Por esse motivo, o que significa burnout na gravidez?

O que é Burnout

Quem nunca se sentiu exausta devido as suas tarefas de trabalho? A correria do dia a dia, as responsabilidades que parecem nunca ter fim… Isso é considerado normal, certo?

Indícios de Burnout na Gravidez

Sinais de Burnout na Gravidez

Por isso, o Burnout na Gravidez é um estado de esgotamento físico e emocional que pode afetar a mulher durante a gestação. O Burnout na gravidez tem os seguintes sintomas:

  • Cansaço extremo
  • Falta de energia
  • Sentimentos de fracasso e insegurança;
  • Sensação de sobrecarga
  • Sentimentos de derrota e desesperança;
  • Sentimentos de incompetência;
  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • Pessimismo
Mulher com burnout na gravidez
mulher-gravida-com-burnout-materno

O que causa o Burnout na Gravidez?

O Burnout na Gravidez é geralmente associada ao Esgotamento Materno durante a Gravidez provocado pelo excesso de trabalho. O que denominamos como trabalho inclui não apenas as responsabilidades profissionais, mas também a carga mental e física de gerenciar a casa, cuidar dos filhos, sustentar uma carreira e, se houver tempo disponível, atender às próprias necessidades, isso tudo causando cansaço Gestacional.

Ao contrário das doenças físicas que podem ser facilmente diagnosticadas através de exames, os transtornos e síndromes emocionais, como o Burnout na Gravidez e Sobrecarga Emocional Pré-natal, não se revelam tão claramente, dificultando a identificação.

Os sinais de Burnout na Gravidez inicialmente se manifestam no âmbito emocional, apresentando-se como exaustão, mudanças súbitas de humor, estafa na Gravidez, esgotamento Físico Pré-natal, sensação de derrota e insegurança, além de irritabilidade.

Posteriormente, os sintomas do Desgaste Materno durante a Gestação se refletem no corpo, traduzindo-se em dores de cabeça e estômago, dores musculares, lapsos de memória e dificuldades de concentração.

O fenômeno conhecido como psicossomatização entra em cena, onde as questões emocionais e psicológicas se expressam através do corpo. Além da psicossomatização, o Burnout na Gravidez, se não tratado, pode evoluir para uma depressão profunda ou até mesmo desencadear outros transtornos psicológicos.

terapia online banner
psicóloga-para-tratamento-online-de-burnout-na-gravidez

Como diferenciar Cansaço de Burnout na Gravidez?

Identificar se o que a mulher está vivenciando é cansaço comum, Síndrome da Gravidez Sobrecarregada ou um estado de Burnout na maternidade pode ser desafiador. Segundo Lorena Sá, psicóloga clínica, o diagnóstico preciso é obtido através da avaliação feita por consulta com o psicólogo. Contudo, a investigação pode começar durante as consultas de pré natal com o médico(a) que acompanha a gestação.

O psicólogo(a) avaliará não apenas os sintomas apresentados pela paciente, mas também o contexto do puerpério, a dinâmica familiar e todo o processo envolvido no tornar-se mãe.

A síndrome de burnout, normalmente associada ao esgotamento profissional, é explicada como um distúrbio psíquico caracterizado pela sensação de tensão emocional, desânimo na Gravidez, exaustão e estresse crônico resultantes do acúmulo de responsabilidades.

A psicóloga Lorena, ainda destaca que muitas mulheres, por desconhecerem as possíveis alterações psicológicas e emocionais associadas à maternidade, interpretam erroneamente esses sintomas como questões hormonais. Isso pode levar a uma limitação na compreensão das próprias emoções e estado psicológico.

Portanto, incentivar as mães a acolherem suas emoções e a procurarem ajuda ao perceberem sintomas que tornam o cotidiano mais desafiador, é fundamental.

Mulher com burnout na gravidez
mulher-gravida-com-burnout-na-gravidez

Como tratar o Burnout na Gravidez?

O tratamento do Burnout na Gravidez deve ser individualizado e deve considerar os fatores que estão causando o problema. Profissionais da psiquiatria e psicologia desempenham papéis cruciais na identificação, orientação e tratamento do burnout na gravidez, colaborando de maneira integrada.

Quando a síndrome é diagnosticada, o tratamento inclui psicoterapia. Contudo, em casos muito graves, a intervenção pode requerer medicamentos, tudo será avaliado com a equipe de profissionais que estará acompanhando a gestante.

A busca pela terapia não precisa ser um último recurso ou vinculada à visão do fundo do poço. Na verdade, reservar um momento para a terapia com um psicólogo, alguém comprometido em ouvir sem julgamentos e a fazer o manejo do tratamento, é uma das escolhas mais positivas que uma pessoa pode fazer por si mesma.

Descubra como iniciar essa jornada para o bem-estar durante a gravidez e fortaleça seu caminho em direção a uma maternidade mais saudável. Saiba mais.

A importância do apoio na Gravidez

Em meio à complexidade da gravidez, a presença de um robusto sistema de apoio revela-se crucial. A família, os amigos e os profissionais de saúde desempenham papéis fundamentais nesse contexto, oferecendo não apenas apoio emocional, mas também assistência prática. Os entes queridos, por meio de seu apoio emocional e prático, constituem pilares essenciais para os futuros pais, especialmente para a mãe.

Profissionais de saúde, por sua vez, desempenham um papel fundamental ao ajudar no diagnóstico e tratamento do Burnout na Gravidez, reconhecendo a importância da saúde mental durante esse período crítico.

A rede de apoio, composta por todas as figuras envolvidas, se torna um grupo valioso no qual os pais podem confiar para cuidados com o bebê, suporte emocional e, fundamentalmente, um espaço para expressar suas preocupações.

A experiência da gravidez, seja ela uma jornada inexplorada ou já familiar, se desenha como um território permeado por inseguranças, dúvidas, medos e cobranças, tanto internas quanto externas.

burnout na gravidez 1200x628. CB445145829

O enfrentamento do Burnout na Gravidez, nesse contexto desafiador, ressalta a necessidade crítica de fortalecer os laços de suporte. Descobrir estratégias para aprimorar essa rede de apoio emerge como um elemento chave para criar uma base sólida, capaz de sustentar e ajudar a futura mamãe.

Ao cultivar um ambiente que prioriza o apoio emocional, prático e profissional, é possível enfrentar os desafios inerentes a esse período, promovendo uma gravidez mais saudável e uma transição para a maternidade mais equilibrada e consciente.

Somos uma clínica de psicologia comprometida em fornecer apoio acessível e eficaz para a sua saúde mental. Oferecemos terapia online com psicólogos e psicanalistas, garantindo que você receba todo o suporte e orientação de tratamento de que precisa para promover uma gravidez mais saudável.

Compartilhe com alguém que precisa dessas dicas

Marque o seu atendimento

Escanear o código
Open Chat

Psicóloga Lorena SáPsicóloga

Lorena Sá, psicóloga clínica e fundadora do site tríplicepsicanalitico.com, destaca-se por sua atuação na área da psicologia, oferecendo informações e suporte por meio de seu trabalho clínico e plataforma online.

Ficou com alguma dúvida? Basta deixar um comentário 🙂

Referência: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout

Quem leu esse artigo também se interessou por:

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?
Crise de pânico na gestação Os Perigos do Burnout na Gravidez TRATAMENTO PSICOLÓGICO COM TERAPIA ONLINE
Como estabelecer limites na relação conjugal? Como colocar limites na sogra Como dar limites aos pais