Psicólogos e Psicanalistas – Terapia Online

Tríplice Psicanalítico Psicólogos e Psicanalistas Online

Como superar o Luto

O que é o luto e como ele afeta nossas vidas? Como superar o Luto?

A maioria de nós já sentiu a dor do luto em algum momento de nossas vidas, mas o que exatamente é o luto? Como podemos aprender a lidar com nossos sentimentos de perda? Como superar o luto? Este artigo explora a natureza do luto e oferece algumas sugestões para como superar o luto e lidar com nossas emoções em momentos difíceis de perda em nossas vidas.

Compreender o processo de como superar o luto na vida de uma pessoa é crucial, especialmente quando consideramos as possíveis consequências se a pessoa enlutada não tiver a força ou a ajuda necessária para lidar com o impacto da perda de algo significativo em sua vida. O luto é uma resposta dolorosa, mas normal, à experiência de uma perda. É um processo composto de etapas que nos afetam de diferentes maneiras.

O luto não é apenas um sentimento. Pelo contrário, é uma mistura de emoções que podem acontecer de uma só vez ou separadamente. Não existe maneira certa ou errada de sofrer. É importante lembrar que o luto é diferente para todas nós em momentos diferentes de nossas vidas e podemos vivenciar uma perda de maneira muito diferente de outra perda.

O luto está relacionado apenas à perda de um ente querido? Como superar o Luto?

O luto não está relacionado apenas à perda de um ente querido. Podemos lamentar qualquer perda significativa em nossas vidas. É amplamente conhecido que o luto é a tristeza que uma pessoa sente quando perde um ente querido para a morte. No entanto, muitos não percebem que esse mesmo estado emocional pode ocorrer em qualquer situação de perda, seja ela de status, bens materiais ou qualquer objeto de valor sentimental na vida da pessoa. Portanto, como superar o luto e lidar com isso dependerá de como a pessoa reage a situações que causaram frustrações ao longo de sua vida.

O que acontece se não passarmos pelo processo de luto? Como superar o Luto?

O luto é um processo inevitável. Alguns conseguem adiá-lo, mas em algum momento ele aparecerá. Alguns lidam com ele naturalmente, enquanto outas precisam da ajuda de profissionais para seguir em frente. Não é algo opcional; se a pessoa não passar por esse processo, a dor pode perpetuar, e muitas vezes, os sintomas de uma perda não elaborada são muito semelhantes aos de psicopatologias.

É fundamental que os seres humanos compreendam a transitoriedade das coisas. Em outras palavras, precisamos entender que para abraçar algo novo, temos que deixar algo para trás. Isso é o que chamamos de luto – o processo de abrir mão de algo que foi importante e valorizado em nossa vida. Nesse contexto, surge a questão: como superar o luto?

Quando não fazemos o luto de algo, não abrimos espaço para o novo. Isso implica em querer manter as coisas como estão, o que, paradoxalmente, seria uma forma de morte, pois a vida é feita de mudanças e evolução. Portanto, o luto é um passo necessário na jornada da vida, permitindo-nos crescer e experimentar novas coisas. Mas novamente, como superar o luto? Esta é uma pergunta que muitos de nós fazemos em momentos de perda.

como superar o luto

Como Superar o Luto: Aqui estão algumas estratégias a serem consideradas se você ou alguém que você conhece está passando por luto

  1. Permita-se sentir suas emoções Pode ser desafiador permitir-nos experimentar emoções dolorosas. No entanto, expressar nossos sentimentos de perda pode nos ajudar a processá-los e começar a superar o luto. Enfrentar nossas emoções nos ajuda a lidar com elas.
  2. Pratique o Autocuidado: Quando estamos passando por um luto, pode ser fácil esquecer de fazer refeições regulares, ter boa noite de sono ou ficar na companhia de pessoas que nos amam e nos apoiam. Seja gentil consigo mesma e concentre-se em um dia de cada vez.
  1. Dê tempo a si mesma: O luto raramente é linear. É um processo de altos e baixos e alguns dias podem parecer mais fáceis do que outros. Podemos nos perguntar se estamos sofrendo da maneira certa ou podemos querer saber por quanto tempo nos sentiremos assim. Lembre-se de que não existe maneira certa ou errada de sofrer, tudo o que você sente é válido. O luto é individual e não há um prazo fixo para resolver como estamos nos sentindo. Reserve o tempo que precisar. Tente não se pressionar para se sentir melhor mais cedo.
  1. Utilize sua Rede de Apoio Pode ser tentador sentir que deveríamos lidar sozinhas com nossos sentimentos. No entanto, pedir apoio a outras pessoas ou compartilhar nossos sentimentos com elas pode nos ajudar durante o luto. Pense nas pessoas da sua rede de apoio – podem ser amigos ou familiares. Quando estamos na companhia das pessoas que amamos e que nos amam, até mesmo o simples ato de compartilhar o silêncio com elas pode nos trazer conforto. Nos sentimos apoiadas e protegidas, reforçando a sensação de que não precisamos enfrentar as dores da vida sozinhas.
  1. Prepare-se para Eventos Difíceis Certos eventos, como aniversários, feriados e datas comemorativas, podem ser difíceis após uma perda. Pode ser um desafio vivenciar essas ocasiões sem o nossa ente querida e pode desencadear a nossa dor. Lembre-se de que é normal ter dificuldades nesses momentos. Reserve um tempo para se preparar para as ocasiões, para que você se sinta o mais confortável possível, e também algum tempo para refletir sobre seus sentimentos depois.

Como Superar o Luto

A forma como cada pessoa enfrenta as adversidades ao longo da vida influencia diretamente a maneira como essa pessoa lidará com uma perda. Em uma sociedade voltada para o imediatismo, é comum ouvir relatos de pessoas que afirmam não ter tempo para lidar com o sofrimento. No entanto, é importante ressaltar que a negação é parte do processo de luto. Quando algo muito ruim e inesperado acontece, é como se nossa mente entrasse em um estado de alerta, um estado de choque, até que tenhamos tempo para processar e, portanto, reinterpretar o ocorrido. A curto prazo, pode ser mais fácil fingir que nada está acontecendo e simplesmente ignorar a situação. No entanto, com o passar do tempo, isso se torna insustentável.

Como superar o Luto? A importância da Terapia

Nesse contexto, a terapia surge como uma grande aliada para auxiliar na elaboração desse processo. Pois fazendo terapia você terá o espaço necessário para expressar aquilo que não pode ser dito, expressando seus sentimentos, emoções, angústias etc., possibilitando que você se sinta à vontade e vá além para conseguir elaborar toda essa dor. Lidar com a perda nunca será fácil, mas com o auxilio da terapia, a caminhada se torna mais reconfortante e assim você e aprende como superar o luto.

A terapia pode ser um recurso inestimável para aqueles que estão pensando em como superar o luto. Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil, considere procurar ajuda profissional. Lembre-se, não há vergonha em pedir ajuda. Todos nós precisamos de apoio em momentos difíceis.

Então, se você está se perguntando “como superar o luto?”, lembre-se de que a terapia pode ser uma parte valiosa do seu caminho para a cura. Não hesite em procurar ajuda quando precisar. A jornada através do luto é difícil, mas você não precisa passar por isso sozinha.

Referências:
Luto e Melancolia. Edição Standard Brasileiras das Obras Completas de Sigmund Freud, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago

FREUD, Sigmund. Escritos sobre a guerra e a morte. Tradução de Artur Morão. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2009

Compartilhe com quem precisa!

terapia online

Posts Recentes

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?
Como estabelecer limites na relação conjugal? Como colocar limites na sogra Como dar limites aos pais