Também referida como gravidez ilusória, a gravidez psicológica é um transtorno mental no qual a mulher está firmemente convencida de que está esperando um bebê, manifestando sintomas característicos da gravidez.
Isso ocorre porque o corpo responde à crença mental, mesmo que não haja uma gravidez real.
Este fenômeno pode durar por um período variável de tempo, desde algumas semanas até os nove meses completos de uma gestação típica.
Em casos raros, a condição pode se estender por anos. É importante notar que, embora a mulher sinta os sintomas e acredite na gravidez, não há uma gestação real ocorrendo.
Existem mulheres que estão tão convencidas de sua gravidez, que mesmo diante de um exame de sangue ou ultrassom negativos, elas continuam acreditando na gestação.
é importante ressaltar que o corpo responde aos comandos da mente, fazendo com que a mulher que enfrenta essa situação apresente sintomas semelhantes aos de uma gravidez física.
Embora não haja uma causa específica para a ocorrência da gravidez psicológica, é geralmente aceito que ela surge devido a fatores emocionais e psicológicos.
Nesse contexto, a causa emocional mais frequente é o desejo profundo da mulher de se tornar mãe. Em outras palavras, ela tem um anseio tão forte e inabalável de ter um filho que sua mente começa a acreditar que isso está realmente acontecendo.
Se você está precisando fazer terapia com valor social, clique em Saiba mais e receba o acolhimento e tratamento da nossa equipe de psicólogos que estão prontos para te atender.