Tristeza de Fim de ano: O que fazer?

@triplicepsicanalitico

Sentimentos de frustração, tristeza, ansiedade e medo são frequentemente associados à depressão durante o final do ano.

No término do ano, há espaço para reflexão, avaliação de metas e preparação para um novo ciclo,

podendo gerar considerável estresse emocional propenso a crises ansiosas ou depressivas.

Chegar ao fim de um ciclo é mais do que apenas virar uma página no calendário. É uma oportunidade de refletir sobre nossa jornada, avaliando progressos e desafios.

É comum sentir tristeza durante o fim de ano?

Às vezes, o peso emocional surge quando percebemos que algumas metas não foram alcançadas

Além disso, as expectativas para o futuro moldam nossas emoções - o otimismo traz confiança, enquanto o pessimismo pode gerar medo do desconhecido.

É crucial discernir se a tristeza é temporária ou uma intensificação de uma emoção já presente, potencializada pela pressão festiva.

É Tristeza ou Depressão?

Se for o último cenário, buscar a orientação de um profissional de saúde mental pode ser um passo valioso para entender e lidar com essas emoções.

TV, internet, propagandas, shoppings... todos vendem a mesma ideia: final de ano é só alegria.

Não há problema em não gostar do final do ano.

Não entrar no clima festivo é válido. Não se sinta fora de lugar. Está tudo bem não fazer grandes planos para os feriados.

Se você não curte o final do ano e está se Sentindo com muita ansiedade ou tristeza não se sinta envergonhada por isso. Busque apoio profissional

tratamento através da terapia online para que você receba todo o acolhimento para passar por esse período se sentindo melhor

Nossa equipe de psicólogos oferece

A terapia pode ser a chave para entender e superar esses sentimentos. Clique no botão abaixo e fale diretamente com um psicólogo. Estamos te esperando