Veja como acontece o capacitismo no mercado de trabalho e aprenda a como superar preconceitos e promover inclusão
No tecido social contemporâneo, o capacitismo emerge como uma forma sutil, mas prejudicial, de discriminação.
O capacitismo no ambiente corporativo é sentido por muitas pessoas que estão inseridas nesse meio ou que estão tentando uma colocação em alguma empresa.
muitas vezes pode se tornar bastante capacistista. Mas quando paramos para pensar nos motivos, aí vemos como o preconceito e a discriminação estão presentes na cultura de grande parte das empresas brasileiras.
O ambiente de trabalho
Falta de ambientes adaptados. Vemos uma série de edifícios sem rampas ou elevadores, sem banheiros adaptados e portas de entrada que dificultam o acesso.
Exemplos de atitudes capacitistas no mercado de trabalho
Dificuldade de contratação. Muitas vezes, a pessoa com deficiência é vista como incapaz de realizar determinadas atividades.
Atitudes e expressões discriminatórias. Além das barreiras estruturais, também existem atitudes e expressões que configuram capacitismo, como:
"retardado", "sequelado" ou "mongol", assim como a utilização de termos como "surdo-mudo" e frases como "Meu chefe é bipolar" contribuem para um ambiente hostil e perpetuam estigmas relacionados à saúde mental.
A informação é a melhor forma de barrar o capacitismo. Falar sobre o assunto, pesquisar sobre o tema e acompanhar conteúdos de pessoas com deficiência
Como combater o capacitismo no mercado de trabalho
Dentro das organizações, é fundamental debater e divulgar o assunto, dando mais visibilidade e centralidade sobre o tema.
Como combater o capacitismo no mercado de trabalho
Mas nada é mais importante do que a representatividade, ou seja, ter pessoas com deficiência ocupando esses espaços e sendo vistas, principalmente em cargos de liderança.
Como combater o capacitismo no mercado de trabalho
O capacitismo pode ter um impacto negativo na autoestima das pessoas com deficiência.
Capacitismo no mercado de trabalho e saúde mental
Quando uma pessoa é constantemente subestimada ou discriminada, ela pode começar a acreditar que realmente não é capaz de realizar grandes coisas.
Capacitismo no mercado de trabalho e saúde mental
Por isso, é importante que as pessoas com deficiência desenvolvam uma autoestima forte. Isso significa se amar, se valorizar, saber do seu valor, se conhecer e saber impor os seus limites pessoais.
Capacitismo no mercado de trabalho e a importância da Terapia
A terapia pode ser uma ferramenta importante para ajudar as pessoas com deficiência a desenvolver uma autoestima forte.
Na terapia online você vai identificar e desafiar crenças limitantes, desenvolver habilidades de enfrentamento e construir uma rede de apoio.
Clique no Botão Abaixo
O capacitismo é uma forma de discriminação que precisa ser combatida. A informação, a educação e a representatividade são fundamentais para promover a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho.